Volkswagen revela o Nivus, modelo global que estreia no Brasil

Sempre com motor 1.0 turbo e câmbio automático, o “SUV-cupê” ficará entre Polo e T-Cross e terá itens de segmentos superiores. Preços e versões não foram revelados.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen revelou nesta quinta-feira (28) todos os detalhes do Nivus. O Brasil será o primeiro mercado do mundo a receber o modelo, que chegará às lojas nas próximas semanas entre Polo T-Cross. Preços, no entanto, não foram revelados.

Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o SUV será exportado para toda a América Latina, mais o México. Na Argentina, seu lançamento está marcado para o final do segundo semestre deste ano. Na segunda metade de 2021 será a vez da Europa, que também produzirá o Nivus.

Gostou ou não do visual do Nivus?

Gostou ou não do visual do Nivus?
Gostou ou não do visual do Nivus?

VOTE AQUI

Todas as configurações serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. A motorização entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, e será sempre acompanhada do câmbio automático de 6 marchas.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Questionada pelo G1 sobre a exclusividade mecânica, a marca disse que quem desejar motorizações menores pode optar pelo Polo (com os 1.0 e 1.6 aspirados) e, maiores, pelo T-Cross (como o 1.4 turbo).

As versões do modelo ainda não foram reveladas, mas a marca já apresentou alguns dos equipamentos possíveis. Entre eles estão faróis e lanternas de LED, luzes diurnas de LED, detector de fadiga, chave presencial com partida do motor por botão, controle de estabilidade e câmera de ré.

Há também o piloto automático adaptativo, que mantém a distância e a velocidade do veículo à frente definidas pelo motorista, e o sistema de frenagem automática de emergência.

Interior do Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Interior do Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Maior do que o T-Cross

Por causa das linhas, ele é maior e mais baixo do que o T-Cross. São 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do “irmão”) e 1,49 metro de altura (contra 1,57 m). A distância entre-eixos é de 2,57 metros, a mesma do Polo. Todos compartilham a plataforma modular MQB.

O destaque fica para o porta-malas de 415 litros – maior do que os 373 do primeiro nível do T-Cross, do que os 300 litros do Polo e do que os 393 litros do Chevrolet Tracker, principal novidade entre os SUVs compactos.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Todos os ajustes de direção e suspensão são próprios para o Nivus, assim como o eixo traseiro, de maior rigidez torcional em relação ao Polo. Também em comparação com o hatch, a suspensão é elevada em 1 centímetro. As rodas são de liga leve de 17 polegadas.

Central multimídia inédita

O VW Play foca em conectividade e serviços em uma tela personalizável de 10 polegadas, com alta definição e sem botões físicos. Ele é complementar ao quadro de instrumentos digital Active Info Display, também com tela de 10 polegadas.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Entre as principais novidades do sistema estão a conexão do Apple CarPlay sem cabo (para o Android Auto permanece a forma convencional) e a memória interna de 10 GB para armazenar aplicativos, que podem ser baixados diretamente da loja de apps instalada no veículo.

Sem sistemas nativos de música e navegação, o modelo tem alguns aplicativos instalados de fábrica, como Deezer, Waze e iFood.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

O sistema também é capaz de reproduzir vídeos em alta definição, com a garantia de que motorista, carona e passageiros do banco traseiro poderão assistir às imagens com a mesma nitidez. A marca diz seguir as normas de trânsito e, por isso, a reprodução só será possível com o veículo parado.

Outra novidade é o modo “valet”, que bloqueia o acesso a informações pessoais do motorista e ao rádio. O desbloqueio é feito por uma senha previamente definida.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

O sistema explicará os detalhes caso alguma luz desconhecida se acenda no painel e indicará o que deve ser feito. Caso seja necessário, o sistema pode até realizar o agendamento da verificação em uma concessionária ou acionar um guincho.

Também será possível agendar uma revisão programada – o veículo avisará quando chegar a hora e mostrará os dias e horários disponíveis para que o proprietário escolha.

No campo de busca, além de realizar pesquisas por funções do carro, também será possível tirar dúvidas sobre, por exemplo, como instalar uma cadeirinha de bebê.

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

Relembre como foi o teaser do Nivus:

Volkswagen mostra o 'SUV' do Polo, que se chamará Nivus

–:–/–:–

Volkswagen mostra o ‘SUV’ do Polo, que se chamará Nivus

fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia/2020/05/28/volkswagen-revela-o-nivus.ghtml