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Volkswagen Jetta e Tiguan levam 5 estrelas em teste de colisão

Modelos ficaram com nota máxima de segurança para ocupantes adultos e crianças. Ka indiano, vendido no México, recebeu 4 estrelas na mesma rodada de testes do Latin NCap.

Os modelos Volkswagen Jetta e Tiguan levaram 5 estrelas em teste de colisão divulga nesta quinta-feira (26) pela Latin NCap, entidade independente que avalia a segurança de veículos. Na mesma rodada de avaliações, o Ford Figo ficou com 4 estrelas — esse é a versão do Ka vendida no México e fabricada na Índia.

Jetta e Tiguan são ambos feitos no México e a avaliação de segurança tem validade para a América Latina. No caso do Figo, ele é diferente o Ka brasileiro feito em Camaçari (BA) e o teste não vale para o Brail. A última avaliação do Ka nacional feita pelo Latin NCap deu 3 estrelas para o carro, em 2018, quando o carro havia ganhando reforços estruturais.

Volkswagen Jetta levou 5 estrelas em teste de segurança — Foto: DivulgaçãoVolkswagen Jetta levou 5 estrelas em teste de segurança — Foto: Divulgação

Volkswagen Jetta levou 5 estrelas em teste de segurança — Foto: Divulgação

Jetta - 5 estrelas (adultos e crianças)

O modelo está equipado de série com seis airbags: dois dianteiros, dois laterais de corpo, dois de cortina. Além disso, também conta com o controle eletrônico de estabilidade. De acordo com a Latin NCap, os equipamentos foram importantes para que o veículo obter a nota máxima.

No entanto, a entidade destacou que uma das portas do carro se abriu durante o teste de impacto lateral, o que fez o modelo perder pontos, mas ainda assim ficar com 5 estrelas.

O Jetta também oferece proteção para pedestres como padrão, e montadora recomenda a instalação das cadeirinhas de crianças voltadas para trás, o que vai de encontro com as mais recentes e melhores práticas globais, ressaltou o Latin NCap.

Tiguan - 5 estrelas (adultos e crianças)

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Volkswagen Tiguan fica com nota máxima em teste de colisão

Volkswagen Tiguan fica com nota máxima em teste de colisão

A Latin NCap destacou que o SUV possui seis airbags (dois dianteiros, dois laterais de corpo, dois de cortina) e o controle eletrônico de estabilidade. Também teve sua estrutura considerada "sólida" e ganhou pontos por ter proteção padrão para pedestres.

Como acontece com o Jetta, o fato de a montadora recomendar a instalação das cadeirinhas de crianças voltadas para trás também lhe rendeu a nota máxima.

Ford Figo - 4 estrelas (adulto e crianças)

A avaliação feita vale para as versões hatch e sedã do Figo, que possuem 4 airbags (2 dianteiros e 2 laterais) e controle eletrônico de estabilidade de série. No entanto, a estrutura do carro foi considerada instável e não capaz de suportar impactos mais fortes durante o impacto frontal.

Ford Figo ficou com 4 estrelas em teste de colisão — Foto: DivulgaçãoFord Figo ficou com 4 estrelas em teste de colisão — Foto: Divulgação

Ford Figo ficou com 4 estrelas em teste de colisão — Foto: Divulgação

Além disso, no impacto lateral, houve deslocamento importante para dentro do habitáculo. Esses fatores contribuíram para a nota não ser a máxima.

A Latin NCap destacou que o Figo oferece ancoragens ISOFIX e top tether como padrão nos dois bancos traseiros laterais e, também, tem Sistema de Lembrete do Cinto de Segurança nos dois bancos dianteiros como padrão.

Como é o teste do Latin NCap?

Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse. Agora, ele inclui também bonecos "crianças" e seus devidos suportes.

Além disso, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para ter a avaliação máxima. De acordo com a nova regra, ter 4 estrelas significa que o veículo mostrou bom desempenho em impacto frontal e lateral e passou no teste ESC.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h, enquanto, na Europa, a velocidade é de 56 km/h. Apenas 40% do carro colide com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48 km/h.

fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/09/26/volkswagen-jetta-e-tiguan-levam-5-estrelas-em-teste-de-colisao.ghtml
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